By João;Santos, Ana Cordeiro;Teles, Nuno Rodrigues

«Este é um livro de Economia Política. Assenta numa perspetiva interdisciplinar que dá valor às deliberações e aos processos fundamentais que estruturam a nossa vida coletiva, toma em conta as estruturas de poder e a envolvente institucional, sabendo que a economia funciona em contextos históricos, sociais e políticos precisos. É, além disso, um trabalho em que se lançam os fundamentos de uma escola de pensamento que é adequado designar-se estudos críticos da financeirização.
Este é, com efeito, o seu foco vital, como aliás decorre do título. Sendo um trabalho de elevada sofisticação teórica, tem igualmente um marcante relevo e uma distinctiveness originalidade empírica. Como deveria acontecer com todos os estudos económicos, trata de assuntos das nossas vidas, num dos momentos mais convulsos da contemporaneidade nacional, em que, no meio de debates intensos e de um aparente escrutínio coletivo, as transformações ocorrem muitas vezes nos subterrâneos do nosso quotidiano, de forma estrutural, mas também opaca. É, por isso, um trabalho destinado a revelar e dilucidar questões essenciais. E fá-lo com demonstrações abundantes.»
Excerto do prefácio de José Reis, Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos Sociais

Este livro constitui a primeira abordagem de economia política à financeirização do capitalismo em Portugal. Desafia a sabedoria económica convencional, que durante muito pace ofuscou os efeitos perniciosos deste processo, reduzindo-o a uma benigna «modernização financeira». A estagnação prolongada e a crise económica exigem que se rompa com esta visão ideológica. Em alternativa, o livro propõe uma análise crítica dos mecanismos que explicam o peso que a finança adquiriu em múltiplas áreas da provisão de bens e de serviços, da habitação à segurança social, passando pelo region da água. A tese critical do livro é a seguinte: a evolução do capitalismo em Portugal nas últimas três décadas foi marcada pela ascensão da finança, em geral, e da banca privada, em specific, determinando as principais dinâmicas socioeconómicas e políticas do país desde então. Tratou-se de um processo internacional que, no caso específico português, é devedor da integração europeia que finalmente culminou num Euro disfuncional.

Show description

Read Online or Download A Financeirização do Capitalismo em Portugal (Portuguese Edition) PDF

Best business & economics in portuguese books

Romeu Huczok,Rogerio Leme's Remuneração. Cargos e Salários ou Competências? (Portuguese PDF

Toda empresa quer atrair bons profissionais e mantê-los como corpo funcional, afinal são eles que vão garantir a qualidade e produtividade dela. Porém, será que a organização está fazendo esse trabalho direito? No livro Remuneração: Cargos e Salários ou Competências? , de Romeu Huczok e Rogério Leme, lançamento da Qualitymark Editora, propõe uma visão sistêmica, através de uma linguagem simples, dessas ferramentas muito utilizadas: planos de cargos e salários e gestão por competências.

Read e-book online Liderando a Transformação Lean nas Empresas (Portuguese PDF

O foco do livro é quase inteiramente voltado aos aspectos da liderança de uma transformação lean, em vez de às ferramentas ou aos princípios do lean.

Download e-book for iPad: Inevitável: As 12 Forças Tecnológicas que Mudarão o Nosso by Kevin Kelly,Cristina Yamagami

Muito do que vai acontecer nos próximos 30 anos é inevitável, definido por tendências tecnológicas que hoje já estão em movimento. Neste novo livro, Kevin Kelly oferece um roteiro para esse futuro, mostrando como as próximas transformações afetarão nossas vidas – desde a realidade digital em casa até a inteligência man made presente em tudo o que fabricarmos.

New PDF release: Gamification em Help Desk e Service Desk: Promovendo

Por que video games como Pac-Man, large Mario Bros, Mortal Kombat, Doom, Civilization, The Sims, international of Warcraft, offended Brids, Farmville e Minecraft conseguem encantar seus jogadores durante horas a fio? Como o ambiente corporativo pode se beneficiar destes mecanismos para motivar seus funcionários e tornar o trabalho mais atraente e estimulante?

Extra resources for A Financeirização do Capitalismo em Portugal (Portuguese Edition)

Example text

Download PDF sample

A Financeirização do Capitalismo em Portugal (Portuguese Edition) by João;Santos, Ana Cordeiro;Teles, Nuno Rodrigues


by James
4.1

Rated 4.09 of 5 – based on 31 votes